quarta-feira, 31 de março de 2010

DINÂMICAS

No dia 27/03/2010 para encerrar a manhã os alunos do Fundamental I, foram para o ginásio sob a supervisão da técnica ambiental Ana Patrícia e das professoras Maria do Socorro e Sheila , eles participaram de dinâncias ecologicamente corretas. Com a participação efetiva de todos os alunos foram realizadas 5 dinâmicas sendo o grupo de alunos subdivididos em 4 grupos que receberam os nomes de água, terra, fogo e ar. As dinâmicas foram voltadas para os temas abordados com o objetivo de facilitar o aprendizado.

SEMINÁRIO E VÍDEOS EDUCATIVOS


Os alunos do Fundamental I, durante a manhã do dia 27/03/2010 assistiram a apresentação de um seminário educativo com o Tema: Meio Ambiente é Vida, coordenados pelas técnicas ambientais Ana Patrícia e Antonia Eurilene e depois assistiram a vídeos educativos. Ao final foi formada uma roda de conversa para debater sobre os vídeos apresentados e  produzir atividades como poesias, textos, colagem, desenhos e acrosticos, que serão expostas no mural da escola.

PROJETO: LIXANDO-SE PARA O LIXO


No dia 27/03/2010 a escola desenvolveu atividades de cunho ambiental dando continuidade as ações ambientais que tem sido realizadas.
Fazendo o uso da palavra a diretora Leoclice Maria, convida a professora Francisca Claudene  e as técnicas ambientais Ana Patrícia e Antonia Eurilene a fazerem o uso da palavra para explicar quais os objetivos e metas do projeto Lixando-se para o Lixo e qual a importancia do projeto na escola. Para finalizar o momento elas convidam os alunos para participar de atividades de interesse ambiental, sendo os alunos dividos em dois grupos para facilitar  o desenvolvimento das atividades.

MOMENTO DA POESIA

 
É fazendo poesia que também se aprende. Para inicar as atividades ambientais que ocorreriam durante o dia 27/03/2010 o aluno Evanilson do 5º Ano - Professora Maria do Socorro, leu a poesia "MEU AMIGO PLANETA" voltada para a proteção e preservação do meio ambiente.

PEÇA COM O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE


No dia 27/03/2010, alunos da escolas encenaram uma peça teatral com o Tema: Economia e Vida. Texto escrito pelas religiosas Ir. Prudência, Ir. Sara e Ir. Vitória, com o objetivo de mostrar de forma dinâmica o significado da Campanha da Fraternidade 2010. No momento Ir. Prudência fez uso da palavra, fazendo mensão a importância do tema para a sociedade e para o meio ambiente.

TEATRO NA ESCOLA


Em comemoração ao dia do teatro na escola, no dia 27/03/2010 alunas e ex-alunas da escola participaram de uma peça teatral com coreografia das religiosas Ir. Prudência, Ir. Sara e Ir. Vitória, que desenvolvem açoes sociais e atividades com as crianças e os jovens da comunidade.


PROJETO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA



No período de 18/03/2010 à 30/03/2010 foi realizado o Projeto no Mundo Encantado da Leitura nas turmas do 1º e 2º Ano das professores Maria Selma Martins Leitão e Leonice Maria Duarte Maciel. O principal objetivo das atividades foi dispertar nos alunos o gosto pela leitura de forma que eles desenvolvam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolve a contação de histórias.
Os alunos reunidos na roda de leitura participaram ativamente da contação de histórias , interagindo de forma dinâmica e participativa.

domingo, 28 de março de 2010

MURAL COLETIVO


Os alunos confeccionaram o Mural Coletivo a partir de material reciclado, esse mural mostra a importância da preservação do meio ambiente e alerta as pessoas sobre o que vai acontecer se cada um de nós não fizermos a nossa parte.
Os professores colocaram a disposição dos alunos vários temas para serem trabalhados por eles, cada equipe escolheu um tema e a partir dele produziu o mural.
A participação de todos foi crucial para o desenvolvimento desta ação que divulga para a comunidade escolar e local a importância da reciclagem.

CULMINÂNCIA DO CONCURSO MEIO AMBIENTE


Em conjunto com as professoras da Sala de Leitura e com tema sobre meio ambiente, natureza e afins, foi realizado um concurso de poesias que envolveu toda a escola, culminando com a apresentação dos alunos no pátio da escola.

NOITE DA LUXÚRIA


Desfile com o tema: "O LIXO VIRA LUXO"
O momento contou com a presença de representantes de todas as turmas, num total de 17 (dezessete) canditados. O vestuário foi confeccionado pelos próprios pais a partir de garrafas descartáveis, latas, sacos plásticos, jornais, tampinhas em geral, etc. O critério de avaliação foram a criatividade, simpatia e desenvoltura.
As ações são desenvolvidas sempre em parceria tendo como objetivo a preservação e conservação do Meio Ambiente.

PRODUTOS CONFECCIONADOS COM MATERIAL RECICLADO

 
Durante oficinas as alunas confeccionaram peças com material reciclado com base na política dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Para a confecção dos produtos foi reutilizado: garrafas pet, jornal e papelão.

PLUBLICAÇÃO DE CARTAZES EM PONTOS ESTRATÉGICOS


Com o objetivo de disseminar conhecimentos e bons hábitos alguns dos alunos da escola escolheram pontos estratégicos onde colocaram cartazes com frases e desenhos que chamam a atenção das pessoas e passam uma mensagem de alerta para a proteção do meio ambiente.

sábado, 27 de março de 2010

CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



No período de 22 a 26 de fevereiro de 2010, um grupo de professores da Escola participou do I Curso de Formadores em Educação Ambiental promovido pelo IMAC juntamente com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM em parceria com a UTE-TERMOCEARÁ. O curso beneficiou 30 professores de escolas públicas municipais das localidades de Cauípe, Catuana, Primavera e Sítios Novos.
O principal objetivo do curso foi capacitar os professores tendo em vista inserir na realidade do educador um planejamento pedagógico participativo fortalecendo o desenvolvimento da Educação Ambiental no ambiente escolar.